loader
  • +351 912 585 161
  • +86 139 2611 9920

FÁBRICA DE PRANCHAS DE SURF

  • Home
  • FÁBRICA DE PRANCHAS DE SURF

FÁBRICA DE PRANCHAS DE SURF

Como montar uma fábrica de pranchas de surf

(Primeiros passos)

Preparámos este artigo para o ajudar a compreender este tipo de negócio, mas desde já queremos alertar que o fabrico de pranchas para surf é uma atividade que exige muita habilidade, prática constante e inovação. Como Shaper, saberá que tem grandes responsabilidades no seu negócio e precisa de manter uma inspiração constante. Ao longo deste artigo, vamos procurar mostrar alguns detalhes de como iniciar uma pequena fábrica de pranchas de surf e stand up paddle. Portanto, poderá ser o seu primeiro passo rumo ao próprio negócio.

Local para o fabrico de pranchas de surf

O habitat natural dos surfistas é a praia, sendo assim, a opção mais viável para esse tipo de negócio é montar a sua pequena fábrica numa cidade à beira-mar, onde consiga encontrar o seu público-alvo com maior facilidade. Este tipo de local servirá também como fonte de inspiração para a produção das suas pranchas e é o local mais apropriado para realizar os testes com os novos produtos após o fabrico. Dessa forma, poderá alugar um espaço amplo onde possa trabalhar com esse tipo de negócio, mas algumas pessoas inclusive começam a partir de casa, o que é uma opção económica para quem tem pouco dinheiro para investir no início. O seu espaço para montagem da fábrica de pranchas precisará contar com uma área para colocar pelo menos 2 cavaletes, deverá ter um espaço para colocar as pranchas já prontas, um pequeno stock e um WC no local. Assim, em média, precisará de uma área de 80 m² para começar uma pequena produção de pranchas para surf e stand up paddle. No entanto, é óbvio que isso é muito variável e vai depender das suas condições financeiras no início.

Equipamento necessário

O processo de fabricação para ter uma prancha pronta é bastante extenso e precisará de trabalhar muito todos os dias. Dentre as principais ferramentas, será necessário contar com plainas, réguas, serra tico-tico, paquímetro, lixas, régua de nível e vários outros acessórios que serão necessários todos os dias. Outros equipamentos também serão necessários, como cavaletes para colocar as pranchas durante o processo de fabricação, luzes para o local e equipamentos de segurança como óculos protetores, máscara de pó, roupas apropriadas e protetores de ouvidos.

Estes são os equipamentos que é comum comprar para quem vai produzir as pranchas de forma artesanal. No entanto, muitas pequenas e grandes fábricas estão a investir na compra de uma máquina apropriada para usinagem de pranchas de surf e stand up. O bom da máquina é que, com ela, vem um software 3D que permite fazer todo o planeamento e produzir as pranchas de forma automática na sua fábrica. Isso diminui a mão de obra e cria produtos de perfeita qualidade.

Investimentos adicionais

Se deseja saber como montar uma fábrica de pranchas de surf, a nossa grande recomendação é que invista num bom curso de Shaper. Assim, será possível aprender as melhores técnicas de fabricação das pranchas. O Shaper é o profissional que produz as pranchas de surf e stand up paddle para serem vendidas no mercado. Porém, é comum que muitos iniciantes aprendam esse ofício com outros amigos e até mesmo com a família, sendo que pouquíssimos investem em cursos profissionalizantes. Após escolha do local e pesquisa dos equipamentos que vai precisar adquirir, deverá procurar ainda alguns fornecedores de blocos de Poliuretano, que é uma matéria-prima utilizada na confecção das pranchas atualmente. Isso vai demandar um certo tempo de análise até encontrar empresas que possam atender às suas necessidades. Começar a produzir pranchas para vender é um negócio comum a qualquer outra pequena fábrica, então lembre-se da necessidade de legalizar e obter assim o seu CNPJ. Consultando o Sebrae na sua cidade é possível obter uma consultoria mais completa e inclusive verificar se a fabricação de pranchas se enquadra na categoria MEI – Microempreendedor Individual, que é a opção mais interessante para quem vai começar algo pequeno atualmente. No entanto, se o seu foco é produzir um número maior de pranchas e almeja atingir um faturamento mensal acima dos 1.638,34 dólares, o melhor a fazer é consultar um contabilista para saber como abrir a sua Microempresa.

Formas de vender pranchas de surf

O seu público-alvo pode ser composto desde pessoas comuns que estão a comprar a primeira prancha de surf a quem já é profissional nesse desporto. Portanto, poderá fabricar pranchas diversas e colocar à venda, assim como fazer sob encomenda para atender a determinados clientes. Nessa segunda opção, a sua fábrica irá produzir as pranchas de acordo com o gosto de cada comprador e também cuidará de uma

Cheery 2024

    Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das nossas atualizações.