LOJA DE TECIDOS
Como abrir uma loja de tecidos
(Primeiros Passos)
Para abrir uma loja de tecidos é necessário um espaço com cerca de 100m², numa rua de fácil acesso. É necessário também ter bons fornecedores e funcionários que entendam de tecidos. O investimento inicial rondará os USD$10 mil dólares para abrir uma loja de pequena dimensão. Mas pode variar muito consoante o seu objetivo para o negócio. Geralmente, muitas pessoas ambicionam abrir uma loja de tecidos, mas acabam por ficar na dúvida por não saber por onde começar. Siga os primeiros passos para que o possa fazer com o máximo sucesso.
Conheça bem o mercado de tecidos
O primeiro passo para abrir uma loja de tecidos é conhecer este mercado. Porque sem entender realmente como funciona, como está atualmente a venda de tecidos entre outros temas, fica mais difícil de investir num novo negócio. Avalie tanto no mercado nacional quanto na sua própria região para saber como está. Veja quais são as lojas de tecidos que existem na sua cidade, o que você pode oferecer de diferente e vá fazendo desde o início um planeamento para abrir o seu negócio. A boa notícia é que esse setor movimenta mais de USD$8 mil milhões todos os anos. Isso é muito bom, uma vez que mostra o quanto ele é forte. Isto já é um ótimo sinal!
Localização
Se quer mesmo saber como abrir uma loja de tecidos precisa de prestar atenção neste ponto em especial. A localização de um negócio de vendas influencia diretamente a sua faturação no final do mês. Pense connosco: O que adiantaria ter a melhor loja do mundo se ninguém tivesse acesso à mesma? Se ninguém a visse por perto? Não serviria para nada! Esse é um erro que não pode cometer. A localização para uma loja de tecidos deve ser escolhida baseada na quantidade de pessoas que passam pela região. Quanto maior o fluxo, melhor para si. É importante que tenha acesso não só para pessoas com veículos particulares, mas para pessoas que andam de transporte público. Se for numa área de grande poder comercial, melhor ainda. Procure bem. Por mais que o preço do aluguer da loja comercial lhe pareça mais caro, na maioria dos casos compensa mesmo assim. Por conta do grande fluxo de pessoas que passam pelo local todos os dias.
Estrutura
A estrutura de uma loja de tecidos é simples e não exige grande tecnologia ou equipamentos específicos. Você vai comprar tecido para revender, por isso a sua estrutura precisa ser preparada para atender bem ao cliente. Você precisará de um espaço com no mínimo 100m² para iniciar. Basicamente, a sua loja de tecidos deverá ser dividida nas seguintes secções:
- Armazém;
- Escritório;
- WC;
- Copa;
- Área de recepção para clientes, exposição de produtos e caixas.
O tamanho da sua loja vai depender dos seus objetivos para ela, do quanto quer oferecer ao seu cliente e do quanto pode investir. Lembre-se que o ambiente precisa ser bem organizado – não adianta colocar muita coisa numa área pequena. Crie um ambiente que seja agradável para o público, a ponto de deixar qualquer pessoa bem confortável para escolher o melhor tecido, sem pressa para sair.
Fornecedores
Uma das coisas mais importantes para montar uma loja de tecidos são os fornecedores. Escolher bons fornecedores de tecidos significa ir atrás de tecidos de qualidade, que sejam bonitos, inovadores e que tenham um preço justo! Além disso, significa também ter ao seu lado profissionais e empresas que tenham profissionalismo e que sejam confiáveis. Por isso é importante dedicar um bom tempo pesquisando por empresas fornecedoras antes de abrir sua loja. Hoje existem vários lugares onde dá para comprar tecidos no atacado. Recomendamos que confira a loja da cheerychave.com.
Legalização e contratação de funcionários
O próximo passo para abrir uma loja de tecidos bem organizada é fazer a legalização do negócio. Mas para isso você deve procurar um contabilista na sua cidade. Esse profissional irá auxiliá-lo em todo o processo. Pois é necessário dar entrada para obter o CNPJ, alvará da câmara municipal e vários outros detalhes burocráticos.
Após isso, você provavelmente precisará contratar funcionários para o ajudar no dia a dia da loja. Porém, dependendo do tamanho, não será preciso contratar muitas pessoas. Você, por exemplo, pode tratar da caixa da loja e contratar 2 atendentes e 1 pessoa para cuidar do stock de produtos. Conforme a demanda de serviços aumentando, você vai contratar mais funcionários.
Investimento
O investimento para abrir uma loja de tecidos varia de acordo com o tamanho da loja, a localização, a dimensão do stock e quantidade de funcionários. Mas no geral, o valor inicial fica entre USD$10 mil e USD$17 mil dólares para uma loja de tecidos pequena. Porém existem modelos de lojas que exigem um investimento acima dos USD$25 mil dólares. Todo este capital será empregado na reforma do ponto comercial, compra de mobiliário e equipamentos para loja, todo o stock de tecidos, legalização, contratação de funcionários e outros serviços. Pode ser necessário comprar também um veículo usado para a loja, então o investimento pode aumentar ligeiramente.
Divulgação
Apesar de uma localização estratégica numa rua movimentada da cidade contribuir significativamente para as vendas, é importante investir em estratégias de divulgação, especialmente no início, quando a sua empresa ainda é desconhecida. Assim, poderá atrair muitos clientes desde a inauguração, o que é uma excelente forma de conquistar os primeiros clientes. Pode recorrer a meios tradicionais de publicidade, como anúncios em rádios locais, carros de som e distribuição de panfletos, bem como utilizar a internet para divulgar o seu negócio.
Faturação
Uma loja de tecidos de pequena dimensão pode faturar entre 4 mil e 6 mil dólares por mês. No entanto, este valor varia consoante os produtos, a localização e a concorrência no mercado. A margem de lucro líquido situa-se em cerca de 30% da faturação, o que é considerado um valor satisfatório. Assim, abrir uma loja de tecidos pode ser um negócio lucrativo. Estes valores são aproximados e podem diferir consoante a sua localidade, mas permitem ter uma ideia das estimativas de ganhos neste tipo de negócio.
É um negócio viável?
Sim, este é um modelo de negócio que vale a pena em praticamente todas as cidades, uma vez que existe sempre uma procura significativa por tecidos e produtos semelhantes. Alguns empreendedores neste setor optam por diversificar o negócio, adicionando à oferta a venda de acessórios de costura, por exemplo. Desta forma, conseguem fornecer aos clientes todos os produtos de que necessitam.
Em suma, esperamos que estas dicas tenham sido úteis e que o incentivem a colocar em prática a sua ideia de negócio. Trata-se de um ramo muito interessante e promissor, que pode ter muito sucesso se for bem gerido.
cheery 2024