loader
  • +351 912 585 161
  • +86 139 2611 9920

FÁBRICA DE SALSICHAS

  • Home
  • FÁBRICA DE SALSICHAS

FÁBRICA DE SALSICHAS

Como montar uma fábrica de salsichas

(Primeiros passos)

Muito se especula, comenta e pergunta sobre como é feito o fabrico de salsicha, então para desmistificar essa questão, hoje trouxemos um artigo que vai explicar exatamente como se dá esse processo, assim como os ingredientes utilizados para produzir este clássico petisco de carnes pré-cozidas e processadas. No mercado da carne – seja bovina, suína ou de aves -, quando são feitos os cortes das partes que são comercializadas – como bifes, costeletas, peitos, costelas, coxas, pernas ou lombos -, sempre sobram grandes quantidades de cartilagem, gordura e miudezas. Como toda a indústria visa o lucro, há sempre em primeiro plano o pensamento de aproveitar tudo ao máximo, seja da matéria-prima que for. Com o comércio de carnes não é diferente e a salsicha foi e é uma ótima forma de reaproveitar o que poderia estar indo para o lixo, transformando isso em lucro. Por isso é comum que muitas pessoas queiram montar uma fábrica de enchidos, salsichas e outros produtos fumados. Deve ser por isso que também está aqui. Quer saber tudo sobre o processo de fabricação das salsichas? Então venha daí!

Fabrico de salsicha

Já que o tema de hoje é o fabrico de salsichas, decidimos dividir todos os processos da elaboração deste alimento embutido em tópicos – que estão também em ordem cronológica, ou seja, na ordem certa de preparação. Dê uma vista de olhos abaixo e confira todo o passo a passo. Lembrando que não adianta apenas adquirir este conhecimento aqui se não estiver disposto a colocá-lo em prática. Vamos lá ao passo a passo do fabrico de salsicha para vender:

Aparas – O Conselho Nacional de Salsichas e Linguiças dos EUA (NHDSC, sigla em inglês) afirma que o fabrico de toda salsicha – seja de carne suína, bovina ou de aves – começa com as aparas. O termo “aparas” é de facto um tanto vago, precisamente porque podem ser de tudo, como mencionamos anteriormente: todo o tipo de miudezas, gordura e cartilagem. A Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO, sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas afirma que “os materiais de carne crua usados para produtos pré-cozidos são aparas musculares de baixa qualidade, tecidos gordurosos, carne da cabeça, patas de animais, pele animal, sangue, fígado e outros subprodutos comestíveis do abate”. Ouvindo assim, elas não parecem tão apetitosas, não é verdade?

Pré-cozimento – Devido à forma como é feito o abate dos animais, é bastante comum que as sobras utilizadas para fazer as salsichas e as linguiças tenham uma boa quantidade de bactérias, inicialmente. É precisamente por isso que, após recolher as aparas, elas passam por um processo de pré-cozimento que ajuda a eliminar essas bactérias. Além disso, esse processo ainda ajuda a separar os músculos, a gordura e os tecidos conjuntivos dos ossos da cabeça e das patas, o que também facilita o manuseio desses subprodutos. Já que essas aparas possuem tamanhos, texturas e tipos diferentes, o tempo de cozimento para cada um deles é, claro, diferente. Por isso que esse pré-cozimento é feito normalmente em temperaturas que variam entre 65ºC e 90ºC.

Produção – A salsicha, assim como produtos como a linguiça e a mortadela, são feitos através de uma “emulsão da carne”, como se é falado popularmente – embora a FAO afirme que o termo “massa de carne” é mais apropriado. É importante lembrar, no entanto, que existem sim salsichas de maior qualidade que são feitas de carne de primeira e sem o uso de produtos químicos. Alguns exemplos disso são as salsichas kosher e também todas as salsichas de carne vermelha feitas sem enchimentos e sem corantes ou sabores artificiais.

Porém, estamos falando aqui dos processos comuns da fabricação de salsicha e enchidos similares, que são encontrados em qualquer mercado e que consumimos no nosso dia a dia–que são produtos mais baratos e que recebem produtos químicos, gorduras e espessantes em sua feitura. Para esse tipo de salsicha, o processo de produção é, de certa forma, bastante simples.

Comece já a sua produção! Agora que já viu como fazer salsicha para vender e começar um negócio, o que vai esperar para começar a trabalhar e ganhar dinheiro com isso? Esperamos que este artigo o tenha ajudado não só a atender o passo a passo, mas também a incentivar a começar o quanto antes! Comece logo o seu fabrico de salsicha e boa sorte!

cheery 2024

    Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das nossas atualizações.