FÁBRICA DE DOCE DE LEITE
Como abrir uma fábrica de doce de leite
(Primeiros passos)
Veja aqui uma série de dicas sobre como montar uma fábrica de doce de leite na sua cidade! O doce de leite é um dos produtos alimentares mais saborosos e tradicionais do mercado, como decerto já sabe há muito tempo.
No entanto, no meio deste vasto leque de sabores, existem pessoas com um espírito empreendedor que optaram por investir nesta área e assim construíram o seu próprio negócio dedicado à produção de doces de leite.
Para demonstrar que é possível aproveitar esta oportunidade e iniciar também a sua fábrica de doce de leite por conta própria, vamos partilhar a seguir um guia passo a passo para esclarecer o que precisa e como proceder no processo de abertura do seu próprio negócio!
Localização
Embora muitas pessoas tenham começado a sua fábrica de doce de leite em casa, e não haja nada de errado com isso, acreditamos que este não seja o local ideal para trabalhar na produção deste tipo de produto. Principalmente devido à estrutura que não é adequada, além de ter que lidar com todas as tarefas domésticas e até mesmo a presença constante de muitas pessoas.
De qualquer forma, esta é uma opção para quem deseja abrir a sua própria fábrica deste tipo e tem pouco dinheiro para investir ou simplesmente quer fazer um teste no mercado para depois expandir o negócio gradualmente.
Caso queira construir algo mais adequado para trabalhar, procure instalar-se numa zona de fácil acesso e ao mesmo tempo afastada do centro comercial. Como o seu principal objetivo será a produção de doces de leite para venda em grosso, não há necessidade de estar exatamente no centro da cidade e áreas mais periféricas podem ser uma boa opção.
O espaço interior precisará de ter a estrutura de uma cozinha industrial e também é válido criar uma espécie de escritório onde possa gerir toda a produção dos doces, além de receber os seus clientes.
Estrutura e Legalização
Existem muitos detalhes neste processo de montagem e entre eles você terá que entrar em contacto com uma cooperativa leiteira (uma vez que precisará de muitos litros de leite para fazer os doces). Terá ainda que preparar toda a sua estrutura de trabalho, contratar funcionários para colaborar com o trabalho do dia a dia, necessitará dos serviços de um contabilista para legalizar a sua pequena fábrica de doce de leite e muito mais.
Portanto, é crucial criar um plano de negócios de forma clara para se orientar e ter assim o seu negócio sob controlo. Por se tratar da produção de produtos alimentares, precisará de obter a licença da vigilância sanitária antes de começar a operar. Além do NIF, licença da câmara municipal e outras questões burocráticas!
Quanto à estrutura e organização da sua fábrica, será necessário ter boas instalações elétricas e sanitárias no local, e a ventilação também precisa ser adequada para o tipo de trabalho.
No que diz respeito aos equipamentos, vai necessitar de algumas mesas, prateleiras para o stock dos doces já prontos, um tacho grande para a produção do doce, congeladores, acessórios para manusear os ingredientes, embalagens e muitos outros equipamentos básicos. Veja alguns equipamentos e materiais na loja da cheerychave.com.
Defina os Tipos de Doces de Leite a Fabricar
Quanto mais diverso for o seu leque de doces à disposição da clientela, maior será o número de vendas. E melhor ainda é que pode sim fabricar diversos doces de formas diferentes para atender aos mais variados públicos.
Dentre os principais, poderá fabricar doce de leite em barras, cremoso, em potes utilizando receitas caseiras, em calda, poderá fabricar em cubinhos ou mesmo preparar latas de doces de leite para vender.
Portanto, é possível ter uma fábrica com vários tipos de doces de leite, mas claro que tudo isso exigirá uma mão de obra maior, mais equipamentos de trabalho e consequentemente o seu negócio terá um nível maior, mas os resultados tendem a ser ainda mais satisfatórios.
Investimento
A maior parte do seu investimento inicial será destinada à compra de equipamentos e organização interna da sua fábrica. Mas ainda assim, terá alguns gastos como o aluguer do seu espaço de trabalho, legalização da fábrica, contratação de funcionários, compra de todos os ingredientes para fazer doces de leite e várias outras despesas simples que, no final, exigirão sempre um custo inicial elevado.
Portanto, com tudo isto, acreditamos que precisará de aplicar entre 8 mil e 30 mil dólares para montar a sua própria fábrica de doce de leite de forma bem organizada.
É Viável?
Se esta é uma área em que tem habilidade para trabalhar ou simplesmente observou que pode gerar os resultados que tanto almeja, então acreditamos fortemente que vale a pena investir na sua ideia.
A partir do momento em que a sua fábrica se posicionar no mercado e conseguir firmar contrato com bons clientes, as chances são de que a faturação média mensal aumentará e terá uma segurança maior ainda para pensar em maneiras de expandir a sua indústria de doce de leite.
O público-alvo de uma fábrica deste tipo são as lojas de doces, supermercados, confeitarias, vendedores autônomos de doces e vários outros tipos de pessoas ou empresas que querem comprar em grosso.
Com tudo isto, é possível ter um faturamento mensal na faixa dos 2 mil a 6 mil dólares com uma fábrica de médio porte e com uma clientela já formada.
Portanto, só podemos desejar muito sucesso desde já, esperamos que estas dicas o tenham ajudado de alguma forma e até breve!