loader
  • +351 912 585 161
  • +86 139 2611 9920

GINÁSIO DE CROSSFIT

  • Home
  • GINÁSIO DE CROSSFIT

GINÁSIO DE CROSSFIT

Como abrir um ginásio de CrossFit

(Primeiros passos)

Atualmente, há muita gente interessada em investir no desporto e na saúde, o que tem vindo a tornar este setor em ascensão num mercado de interesse por parte de vários empreendedores. Se o seu interesse é investir nesta área de negócio, acompanhe este artigo onde iremos indicar quais os primeiros passos para abrir um ginásio CrossFit com sucesso.

Antes de avançar, é preciso entender que o CrossFit é um método de treino desportivo especializado que se tem popularizado rapidamente e, que para investir nele, é preciso conhecer bem os seus benefícios e como estes podem ser alavancados para atrair mais clientes.

O CrossFit é uma método de treino que foi criado pelo preparador físico norte-americano Greg Glassman nos anos 2000. Este método de treino, inspirado em exercícios militares, tem vindo a popularizar-se rapidamente nos últimos tempos graças à possibilidade de qualquer pessoa poder abrir uma “box” (nome dado às sucursais de ginásios de Crossfit) em qualquer lugar do mundo.

Como as pessoas estão cada vez mais preocupadas em manter um estilo saudável e o corpo em forma, abrir um ginásio de CrossFit pode tornar-se numa oportunidade muito vantajosa.

O que é um treino CrossFit?

Em 1º lugar deve entender muito bem do que se trata este tipo de treino. Não é possível abrir um negócio de algo que não se domina.

Em traços gerais, o Cross FIT é um método de treino desportivo que abrange diversos tipos de exercício físico, como o levantamento de peso olímpico (LPO), atividades aeróbicas (como ciclismo, corrida e remo) e ginástica olímpica.

A intensidade dos exercícios muda de acordo com a resistência do aluno, podendo-se criar diversas atividades diferentes todos os dias. O que mais chama atenção neste tipo de treino são os resultados físicos de quem pratica.

Estes treinos de alta intensidade têm um resultado muito positivo no corpo, queimando calorias, gordura e definindo o corpo por inteiro, gerando alta resistência e robustez física.

 

Porque é que o CrossFit tem tanto sucesso?

O investimento em boxes de CrossFit tem crescido aceleradamente em vários países e tem sido, em termos percentuais muito maior, quando comparado com o aumento de ginásios normais.

Isso evidencia que a modalidade chegou para ficar e que, quem investir nela, poderá ter uma grande rentabilidade e ótimos lucros.

O sucesso deste tipo de treino deve-se a 2 motivos:

Primeiro: o CrossFit oferece exercícios dinâmicos e rápidos que não existem nos ginásios tradicionais, que oferecem treinos repetitivos que, muitas vezes, acabam por desmotivar os praticantes.

Segundo: a combinação de vários tipos de exercícios pode trazer muitos benefícios à saúde. Entre eles, a melhoria da resistência cardiorrespiratória, o desenvolvimento de capacidades físicas como força, velocidade, flexibilidade, agilidade e coordenação, e ter um impacto direto sobre o colesterol, a pressão sanguínea e no bem-estar físico e mental.

O CrossFit também auxilia no emagrecimento e estimula a parte psicológica dos alunos, com a superação de limites e força de vontade. Isto implica que se tenha em consideração as necessidades individuais de cada participante.

Algumas dicas essenciais para abrir o seu ginásio de CrossFit

1 – Investimento inicial

Vai precisar de investir valores a rondar entre os USD$9 mil dólares e os USD$15 mil dólares para abrir um ginásio destes, pois, além do espaço físico, que deve ser adequado e apelativo, deverá contar com uma equipa de profissionais qualificados e com um bom método de condicionamento físico.

Além disso, precisa de investir em equipamentos de qualidade. A boa notícia é que estes são mais baratos em relação aos utilizados em ginásios tradicionais e tem sempre a possibilidade de negociar diretamente com algum fornecedor.

Para garantir a durabilidade e funcionamento dos equipamentos, deve fazer limpezas.

Alguns exemplos de equipamentos que pode precisar são:

Barras olímpicas;
Anilhas;
Bolas para agachamentos conhecidas (Medicine balls);
Cordas;
Box jump para saltar.

Lembre-se de pesquisar se já existem outros ginásios do mesmo tipo em funcionamento na zona onde pretende abrir o seu (para isso, basta aceder ao site da empresa norte-americana e conferir os endereços das filiais no seu país).

Outra questão que também deverá ter em consideração é proceder ao licenciamento da marca e pagar uma anuidade à empresa detentora da marca CrossFit.

2 – Tenha uma boa rede de contactos

Por outras palavras, para iniciar o seu negócio, conte com o auxílio de profissionais e empresas do setor para garantir que o seu ginásio terá espaço físico suficiente, bons equipamentos e possibilidades de expansão no futuro.

3 – Funcionamento das aulas

Para que o seu ginásio tenha sucesso, deverá conhecer algumas informações importantes sobre o treino de CrossFit como, por exemplo, o funcionamento das aulas.

Com duração média de uma hora, cada aula é geralmente dividida em três etapas. Na primeira etapa, o aluno faz um aquecimento e um alongamento dinâmico. Em seguida, aprende algumas técnicas e exercícios para, finalmente, poder executá-los na última etapa do treino, chamada de WOD (Work Out of The Day).

A execução das atividades aprendidas é feita de forma intensa, ou seja, realizando a maior quantidade de exercícios num curto espaço de tempo.

Outro termo muito utilizado é o benchmark WOD, que é uma espécie de medidor da evolução do aluno nos treinos e que serve também para medir o seu progresso em relação a praticantes de todo o mundo.

Embora os exercícios sejam exigentes, deverá esclarecer os seus futuros alunos que as atividades podem também ser praticadas por iniciantes. Isto porque as quatro primeiras aulas do CrossFit devem servir para o treinador avaliar o aluno, identificar as suas principais necessidades e restrições e elaborar um plano específico e individual.

4 – Espaço e Estrutura do ginásio

Deve ter em atenção as dimensões do local onde serão realizados os treinos.

É muito mais rentável que garanta que o espaço é suficiente para que os alunos se exercitem sem se tocarem.

Tenha em mente que o local precisa também de ser um local arejado para garantir o conforto e bem-estar dos praticantes. Além disso deve escolher um espaço que lhe permita ampliar o negócio, quando necessário.

5 – Número de praticantes por turma

O número de alunos para cada treinador deve estar entre 10 e 12. Isso irá garantir a organização do local de treino, evitando que a box fique muito cheia em determinados horários, promovendo a eficiência dos exercícios individuais para o treinador poder acompanhar de perto cada um dos alunos.

6 – Faça promoções!

Para estimular a adesão ao seu negócio, faça algumas promoções logo no início, mesmo que pareça que lhe pareça um prejuízo.

Tenha em mente que algumas ações serão vantajosas a longo prazo, como a oferta de planos semestrais ou anuais, descontos para quem referenciar um amigo, aulas em locais externos ou venda de produtos personalizados, como camisolas e acessórios.

Fazer promoções é das melhores formas de divulgar este tipo de negócio. Tenha a certeza de que este pequeno investimento vai gerar mais faturação!

7 – Coloque agora o seu negócio em prática!

Agora que já tem os primeiros passos para abrir um ginásio de CrossFit, não perca tempo, este é o momento ideal para investir neste negócio! Ele está em alta e a perspectiva é que assim se mantenha nos próximos anos.

Lembre-se de colocar todas estas dicas em prática e dar o melhor de si para que a sua academia tenha potencial para expansão e um aumento expressivo da faturação.

Votos de sucesso, força e persistência! Contacte-nos se quiser saber mais!

cheery 2024

    Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das nossas atualizações.