loader
  • +351 912 585 161
  • +86 139 2611 9920

ARMAZEM DE BEBIDAS

  • Home
  • ARMAZEM DE BEBIDAS

ARMAZEM DE BEBIDAS

Como montar uma

distribuidora de bebidas

Para montar uma distribuidora de bebidas é preciso um espaço com cerca de 50 m². Você precisa também de bons fornecedores e de comprar alguns equipamentos.

O investimento inicial pode variar entre os $10 mil e os $15 mil dólares. No entanto, é possível começar com um valor menor, desde que seja uma distribuidora mais simples.

Nos últimos anos a procura por negócios neste ramo cresceu bastante, o que significa que pode ser uma ótima oportunidade para quem quer abrir a sua própria distribuidora.

Então, de seguida, iremos explicar passo a passo como montar uma pequena distribuidora de bebidas.

  1. Local para montar uma distribuidora de bebidas

O melhor lugar para montar uma distribuidora de bebidas é numa rua de fácil acesso e boa visibilidade, mas que não seja exactamente no centro da cidade. Isto porque será essencial ter um estacionamento fácil para os clientes e para os fornecedores.

Portanto, para abrir um espaço mais pequeno, bastará procurar um local com cerca de 50 m². Assim você consegue ter uma área de exposição de bebidas, o balcão de atendimento e caixa da loja e ter uma casa de banho.

Aqui mesmo no bairro onde eu moro foi montada uma pequena distribuidora de bebidas na principal avenida do bairro. É um local com bastante movimento de pessoas e mesmo assim tem facilidade para estacionamento. Por isso, procure algo desse tipo na sua cidade para iniciar o seu negócio.

  1. Defina o que quer vender na distribuidora

Numa distribuidora você pode vender os mais diversos tipos de bebidas. Por isso é fundamental que você faça uma lista de tudo aquilo que vai colocar à venda desde o início.

Verifique o que pode vender numa distribuidora de bebidas:

  • Cerveja;
  • Conhaque;
  • Vodca;
  • Vinhos;
  • Refrigerantes;
  • Sucos e xarope;
  • Energéticos;
  • Whisky;
  • Cachaças;
  • Espumantes;
  • E muitas outras opções.

Algumas distribuidoras optam por trabalhar apenas com vendas para outras empresas revendedoras ou para eventos. Então é possível fornecer para supermercados, mercearias, bares, festas de casamento e muito mais.

Mas alguns estabelecimentos também vendem para consumo no próprio local ou para pessoas que vão realizar um churrasco em casa, por exemplo. Portanto, cabe a você decidir a forma como pretende trabalhar.

  1. Procure fornecedores de bebidas

Um dos passos mais importantes para iniciar uma distribuidora de bebidas é a parceria com bons fornecedores. Felizmente pode contar com a ajuda da Cheery, que tem um grande leque de fornecedores tanto de Portugal como do resto da Europa.

O ideal é comprar em grandes quantidades de forma a que possa ter um desconto considerável.

  1. Equipamentos para pequena distribuidora de bebidas

Os equipamentos para uma distribuidora de bebidas não são complexos e não são muito caros. Vai precisar apenas de equipamentos que facilitem o armazenamento e o transporte das bebidas para o cliente. E precisará também de equipamentos para a área administrativa do negócio.

Verifique alguns dos equipamentos necessários para abrir uma pequena distribuidora de bebidas:

  • Gôndolas e prateleiras para bebidas;
  • Freezer horizontal, vertical e geladeira;
  • Engradados e paletes;
  • Balcão de atendimento;
  • Computador e impressora;
  • Telefone;
  • Carrinho de transporte de cargas;
  • Veículo de carga para entregas.

A quantidade exacta que vai precisar de cada um destes equipamentos vai variar de acordo com o tamanho da sua distribuidora de bebidas e com a capacidade de distribuição que pretende.

  1. Faça a legalização do negócio

A próxima etapa é a legalização do negócio, já que você precisa ter tudo registrado oficialmente para poder começar as vendas. Portanto, a minha recomendação é que procure um Técnico Oficial de Contas (TOC) na sua cidade para fazer o início de actividade. Juntamente com ele, irá obter o registo da empresa, o Alvará da Câmara Municipal, a vistoria para regularização do espaço onde irá trabalhar, além de todos os registos necessários.

  1. Contrate funcionários para trabalhar

Se quer montar uma pequena distribuidora de bebidas, talvez de início não precise contratar [muitos] funcionários, principalmente se o seu objetivo for fornecer em pequenas quantidades para pessoas que vão até o local.

No entanto, à medida que o negócio for crescendo e que a procura de serviços aumente, poderá contratar um entregador e um vendedor para a loja e, assim, ficará exclusivamente encarregado da caixa e da parte administrativa do negócio.

  1. Investimento para montar uma distribuidora de bebidas

Para montar uma distribuidora de bebidas, a média de investimento inicial é de, como referimos anteriormente, cerca de $10 mil a $15 mil dólares. Isto para um negócio bem estruturado e de grande capacidade, no entanto, é possível iniciar uma pequena distribuidora com cerca de $3 mil a $4 mil dólares, por exemplo.

Uma pequena distribuidora exige um valor menor, pois geralmente elas são montadas em locais pequenos, trabalham apenas com bebidas essenciais e não fazem entregas, o que lhes permite economizar na compra de um veículo, por exemplo.

  1. Faça uma boa divulgação

Para que o seu negócio se torne conhecido no mercado e consiga atrair os clientes certos, é preciso investir em divulgação. Para isso vale a pena usar os meios tradicionais na sua cidade, como anúncios em carros com megafone, distribuição de panfletos e anúncios no rádio, por exemplo.

Outra ferramenta infalível nos dias que correm na divulgação de serviços é a internet, principalmente as redes sociais, porque você consegue ter um contacto direto com as pessoas interessadas e pode até fazer vendas online. Além disso, é acessível e até gratuito. Use isso em seu favor!

Pode até mesmo fechar parcerias com influenciadores da sua região para fortalecer ainda mais o seu negócio.

  1. Distribuidora de bebidas dá dinheiro? Vale a pena investir?

Sim, montar uma distribuidora de bebidas dá dinheiro. Inclusive, existem negócios pequenos neste ramo que chegam a faturar mais de quatro mil doláres por mês.

Por isso, é algo que pode ser muito interessante para investir e pode ter bastante sucesso na sua cidade. A minha dica é que faça um bom planeamento antes de começar, pois esta é uma excelente área de investimento no mercado.

 

    Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das nossas atualizações.