loader
  • +351 912 585 161
  • +86 139 2611 9920

CANTINA ESCOLAR

CANTINA ESCOLAR

Transferir PDF
Transferir Flyer

Como montar uma Cantina Escolar

Se está a pensar em trabalhar neste ramo alimentar, vai gostar desse artigo. Vamos dar-lhe algumas dicas sobre como montar uma cantina escolar e fazer sucesso entre a miudagem. Confira!

Um dos locais preferidos dos alunos na escola é a cantina. Isto porque estes estabelecimentos podem oferecer diversas opções de alimento que complementam a refeição disponibilizada pela instituição de ensino.

O mais comum é que, depois de um período inteiro de aula, os alunos ficam com fome e precisam de se alimentar. Aprender como montar uma cantina escolar pode ser a sua chance de ganhar dinheiro num negócio bastante rentável.

Então, espero que aproveite esta informação que selecionamos para si e o utilize no seu dia a dia. A partir dessas informações ficará mais fácil começar o seu projeto!

A cantina escolar como negócio

Embora não seja obrigatória, a cantina escolar está presente, senão em todas, na maioria das instituições de ensino.

O espaço é voltado à venda de alimentos  e snacks de satisfação rápida, como doces, salgados, bebidas e outras guloseimas, que podem agradar muito os alunos na hora do recreio.

Montar uma cantina escolar pode ser uma ótima opção de negócio para quem trabalha com alimentos ou mesmo para aqueles que estão a pensar em exercer alguma atividade que lhes garanta um dinheiro extra no final do mês.

Foi por isso que escrevemos este artigo! Com ele, verá como é simples montar uma cantina escolar e decerto irá aprender algumas dicas sobre este negócio!

Como montar uma cantina escolar: Dicas para si!

A partir de agora vamos dar-lhe dicas fundamentais de como montar uma cantina escolar. É claro que cada caso tem suas especificidades, mas a base é a mesma.

O mais importante é que entenda o conceito principal e modele o seu negócio de acordo com a sua necessidade, com os costumes da sua região e até mesmo com o público da cantina. Por exemplo:

A escola tem alunos de que idades? Que regras existem nessa escola sobre a alimentação que pode ou não ser comercializada? Tudo isto conta!

Vamos apresentar agora uma visão geral de como abrir uma cantina escolar, anote e use os pontos mais importantes para si.

  1. Procure uma escola interessada

O primeiro passo é encontrar uma escola que esteja interessada em contratar o serviço. Como o funcionamento da cantina não é obrigatório, cabe à direção decidir pela sua instalação e selecionar o profissional ou empresa que irá trabalhar para ela.

Por isso, antes de fazer um planeamento ou de comprar os alimentos, é fundamental que procure as escolas da sua região e se informe sobre as possibilidades de abrir uma cantina nesses locais.

Claro que você precisa fazer uma apresentação para a instituição. Saiba vender o seu produto/serviço para conseguir uma parceria.

 

  1. Apresente o cardápio da cantina

Após encontrar uma escola que esteja interessada em abrir a cantina, você deve apresentar os seus objetivos e o tipo de produtos que pretende vender aos alunos. Poderá conferir algumas dicas sobre uma cantina saudável mais adiante no ponto 3.

Depois de a instituição de ensino aprovar o seu “cardápio”, é hora de adquirir uma licitação para que a cantina possa funcionar. A escola poderá orientar quanto aos documentos necessários e demais informações referentes ao processo.

Caso a escola seja pública, você deve esclarecer no documento que o espaço é cedido pelo Governo e que o negócio oferece serviços de alimentação.

  1. Cantina escolar saudável

A maioria das crianças e adolescentes não se interessam por comidas saudáveis, mas ainda assim, deverá preocupar-se em oferecer alimentos que sejam benéficos para os alunos, principalmente devido ao aumento da obesidade infantil.

Alguns pais, inclusive, preferem preparar o lanche dos pequenos em casa para evitar que eles consumam alimentos não saudáveis na escola.

Por isso, se pretende obter bons rendimentos com a cantina escolar, a dica é oferecer opções saudáveis aos alunos.

Numa cantina escolar pode vender frutas, sumos e lanches naturais, tortas, assados, pães, vitaminas, saladas de frutas e outros.

Além disso, pode apostar em nomes personalizados para sumos e lanches com cores e formatos diferentes. Tudo para chamar a atenção das crianças! E lembre-se de dar maior visibilidade aos alimentos saudáveis.

Se preferir, poderá consultar um nutricionista para ajudar a formular o cardápio, que deve ser equilibrado. O importante é agradar a todos os estudantes!

  1. Compre equipamentos para sua cantina escolar

Após realizar a licitação, escolher um cardápio adequado e comprar os produtos que serão disponibilizados na sua cantina, é hora de abrir o espaço!

Terá de investir em alguns equipamentos, como forno, freezer, estufa, micro-ondas, vitrine refrigerada, geladeira e outros utensílios que julgar necessários e adequados às necessidades do seu plano de negócio.

É importante que conheça muito bem o espaço destinado à cantina escolar. Isso permitirá a distribuição de todos os equipamentos de forma que não atrapalhem sua passagem e a sua mobilidade (ou de outros funcionários, se houver) e para que todos os produtos estejam acessíveis.

 

  1. Cuidado com a higiene e limpeza

Ler dicas sobre como montar uma cantina escolar e não encontrar um tópico falando sobre limpeza e higiene é praticamente impossível. Quando a sua cantina estiver em funcionamento, é muito importante que o espaço esteja sempre limpo e em ordem.

Lembre-se que estes estabelecimentos são fiscalizados frequentemente pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, por isso, não se descuide e cumpra todos os procedimentos estabelecidos para este tipo de serviço e siga todas as normas de funcionamento.

  1. Lembre-se das férias escolares

Os rendimentos gerados pela cantina escolar podem ser muito bons, mas não deverá esquecer o recesso das aulas. As férias acontecem duas vezes por ano, o que significa que precisará de se preocupar com o pagamento das contas mensais, pois estas não tiram férias.

A dica é planear e guardar uma parte dos lucros obtidos durante os meses anteriores para não ser apanhado de surpresa.

Poderá também trabalhar nos eventos organizados pela escola, como festas de final de ano e outras festas tradicionais, e garantir assim um lucro extra.

  1. Investimento para montar uma cantina escolar

O investimento para montar uma cantina escolar varia muito de acordo com seu projeto e com o tamanho do seu estabelecimento. É possível começar o seu projeto com algo em torno de $5000 a $10000.

Lembre-se, também, que mais do que o valor financeiro é preciso estar disposto a investir em dedicação, trabalho árduo, estudo e estratégia! Só assim as coisas realmente irão acontecer.

Montar uma cantina escolar vale a pena?

A principal vantagem de montar uma cantina escolar e trabalhar neste ramo é a falta de concorrência. Isto porque, normalmente só há um espaço de venda de alimentos na maioria das escolas.

Desta forma, pode investir sem medo no negócio, pois os lucros e rendimentos serão certos e os clientes virão direto até a sua cantina.

Mais: pode oferecer alimentos de produção/fabrico próprio, como lanches, assados e salgados. Isso fará com que os lucros sejam ainda maiores e garanta a qualidade dos produtos oferecidos na sua cantina.

Além de mais, tem a vantagem de trabalhar dentro de um local seguro, já que o ambiente escolar proporciona isso e, assim, não ficará sujeito a contratempos, como assaltos, por exemplo.

Outra vantagem é que o horário de serviço não é extenso. A cantina escolar geralmente só funciona durante o período e horário escolar e trabalha durante o recreio (intervalo entre as aulas) dos estudantes.

Por isso, pode optar por trabalhar em mais do que um período (manhã, tarde ou noite), pois não será um trabalho muito cansativo e pode, inclusive, deixar a escola assim que o recreio terminar, caso a direção concorde, fechando mais cedo.

Qual é o lucro de uma cantina escolar?

O lucro de uma cantina escolar varia muito de acordo com a escola onde funcionará, com os produtos que serão vendidos e com outros detalhes. No entanto, é totalmente possível ter um lucro entre $1500 e $3000 por mês com uma cantina pequena.

Existem cantinas que conseguem lucrar muito mais que isso, porém um dos principais fatores que irá determinar isso será a escola onde terá o seu negócio. Se conseguir montar a sua cantina numa escola com alunos maiores e onde tenha um poder aquisitivo melhor, certamente você venderá mais.

Agora é consigo, peça-nos um orçamento!

    Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das nossas atualizações.