CLÍNICA DE FISIOTERAPIA
Como abrir uma clínica de fisioterapia
(Primeiros passos)
Independente se é fisioterapeuta ou apenas pretende investir neste tipo de negócio, saiba que existem várias etapas que têm de ser concluídas para a abertura de uma clínica de fisioterapia. Neste sentido muitas pessoas têm dúvidas a respeito do que precisa e como podem finalmente abrir o seu negócio neste mercado.
Entenda como funciona a fisioterapia
Em 1º lugar é fundamental que compreenda como funciona o negócio que estás prestes a abrir. Um profissional de fisioterapia estuda os movimentos humanos em todas as formas de expressão e potencialidade. O seu objetivo é promover, preservar, desenvolver, manter e também restaurar a integridade de um sistema, de uma função ou até mesmo do tendão. O mais interessante após o momento da regularização da sua cédula de profissão é possível atuar em várias fases do desenvolvimento humano, seja com crianças, adultos ou com idosos.
Para além dos tradicionais hospitais, consultórios ou clínicas (como é o ponto-chave deste artigo) existem outros ambientes onde pode exercer este tipo de profissão. A questão é que a partir do momento em que aprende como abrir uma clínica de fisioterapia, não tem de ficar preso apenas a esta forma de exercer fisioterapia.
Analise o mercado de fisioterapia na sua cidade
Outra coisa que deve fazer antes de abrir qualquer negócio é pesquisar, analisar e entender como funciona o seu mercado na região onde pretende abrir atividade. Até porque de nada adianta abrir um negócio que não tenha procura, ou em que o mercado já está saturado e existe muita concorrência. Claro que na área de saúde é muito difícil não existir procura, contudo é sempre necessário fazer um estudo e uma análise adequada do mercado! De um modo geral, a procura por serviços de fisioterapia é grande e tem tendência para aumentar. Uma das grandes oportunidades que tem vindo a aumentar a procura por estes serviços de saúde é o envelhecimento da população, as constantes lesões dos atletas profissionais de desporto e aquelas que apenas se preocupam mais com saúde e bem-estar. Desta forma, trabalhar diretamente focado nestas tendências pode levar a um fortalecimento incrível do seu negócio! Claro que existe concorrência, mas isso não o deve deixar com medo, muito pelo contrário! É mais uma razão e uma oportunidade para fortalecer a sua vontade de tornar o seu negócio em algo único.
Trate da legalização da sua clínica
Este é um ponto a ter em conta em qualquer tipo de negócio. Pode ser realmente uma parte burocrática, mas fundamental para a abertura do seu negócio! Além de todos os processos comuns de abertura de empresa, terá também outros processos legais que deverá tratar, nomeadamente:
Registo na Vigilância Sanitária – Como o seu negócio tem influência direta na saúde das pessoas, necessita de ser regulado de acordo com as normas da vigilância da sua região. Apenas cumprindo todas as exigências deste órgão competente é que poderá assegurar que os seus pacientes estarão bem cuidados e que a sua estrutura não oferece nenhum tipo de risco a nenhum paciente.
Tem de ter um curso de fisioterapeuta ou contratar um fisioterapeuta – Não tem como abrir uma clínica de fisioterapia sem ter um profissional graduado nesta área para se tornar o responsável técnico por tudo que acontece. De um modo geral quem pretende investir nesta área ou já é dessa área ou terá de contratar um técnico responsável e formado em fisioterapia. Relembrando que só apenas podem exercer atividades fisioterapeutas os profissionais que estejam regulamentados e habilitados para isso.
Defina o seu público-alvo
É muito importante compreender que um dos pontos mais importantes para abrir uma clínica de fisioterapia é entender quais são as possibilidades de atuação que existem. Normalmente são estas:
- Fisioterapia Aquática
- Fisioterapia Traumato-Ortopédica
- Fisioterapia Pediátrica Motora
- Fisioterapia Neurofuncional
- Fisioterapia Dermatofuncional
- Fisioterapia Cardiorrespiratória
- Fisioterapia Pediátrica Respiratória
- Fisioterapia Reumatológica.
Dentro destes segmentos pode (e deve) escolher qual será o seu público alvo. Nem toda a gente pensa nisto, mas é muito importante definir bem o seu segmento-alvo de clientes. Poderá trabalhar com atletas, como pode trabalhar com idosos, ou especializado em traumas mais urgentes. Perca algum tempo a pensar neste tema, no que gosta mais de trabalhar e no que tem mais potencial na região onde pretende abrir a sua clínica.
Realize um bom planeamento estratégico
Realizar um plano de negócios bem estruturado é um passo fundamental para construir um negócio bem estruturado e com potencial para crescer e gerar realmente bons resultados financeiros. Muitas pessoas acabam por falhar nesta etapa e acabam por não ter noção o impacto negativo de um mau planeamento. Para algumas pessoas, elaborar um planeamento é quase um castigo, mas acredite que é fundamental. Contrate um contabilista para o ajudar.
Escolha a Localização
A escolha de uma boa localização para uma clínica de fisioterapia vai ajudar muito no sucesso do seu negócio. Não pode tomar esta decisão apenas porque aprecia mais uma região do que outra. Para ter os melhores resultados é preciso de analisar este ponto estrategicamente. Onde é que o seu público-alvo está? Onde é que se pode instalar e ficar mais visível para essas pessoas? É nisto que tem de pensar! Além disso, vale a pena escolher uma região com grande acessibilidade tanto quem vem de veículo próprio ou de transportes públicos, que tenha estacionamento, que seja seguro e que tenha fácil acesso para outras regiões da sua cidade.
Estrutura da sua clínica
Conhecer a estrutura do seu negócio é um dos passos mais importantes para abrir uma clínica de fisioterapia. Tudo vai depender do tipo de serviço que pretende oferecer e da capacidade de clientes que poderá atender. A estrutura de uma clínica de fisioterapia é geralmente composta pelos seguintes espaços:
- Recepção e sala de espera;
- Casas de banho adaptadas para portadores de deficiência física;
- Consultórios;
- Sala de aplicações com aparelhos;
- Setor pediátrico;
- Setor cardiorrespiratório;
- Área de mecanoterapia;
- Setor da preventiva;
- Setor de massoterapia;
- Área de hidroterapia;
- Escritório e parte administrativa.
Equipamentos para clínica de fisioterapia
Existem muitos equipamentos para uma clínica de fisioterapia, mas só vai poder decidir quais irá adquirir depois que definir muito bem as suas áreas de atuação. Ainda assim podemos recomendar alguns equipamentos mais comuns neste tipo de negócio:
- Macas;
- Máquina de Ultra-som;
- Corrente russa;
- Ondas curtas;
- Parafina;
- Bolas de Bobath;
- Cama elástica;
- Luz Infravermelha;
- Eletro-estimuladores;
- Barras paralelas;
- P.G;
- Máquinas de Termo-terapia;
- E muito mais!
Adicionalmente, para o escritório e parte mais administrativa da sua clínica vai precisar de mesas, cadeiras, computador, impressora entre outros itens que achar importante.
Crie a sua equipa de trabalho
Este é outro ponto de uma clínica de fisioterapia que precisa de ser definido de acordo com outras decisões. Qual é o tamanho do local? Quais as especialidades? Quantas pessoas pretende atender por dia? A quantidade de colaboradores e profissionais que vai precisar vai variar depender deste e de outros fatores. contudo existem algumas áreas fundamentais para as quais deve contratar funcionários especializados, tais como:
- Administração;
- Fisioterapia;
- Recepção;
- Limpeza;
- Assistência fisioterapeuta.
Investimento inicial
O investimento para montar uma clínica de fisioterapia pode variar muito porque depende do tamanho do negócio, da definição do seu público alvo, das especialidades entre outros fatores. Contudo estima-se que deverá realizar um investimento inicial a rondar os USD$12 a USD$42 mil dólares. Desta forma é muito importante que realize um bom planeamento inicial. Com ele vai conseguir ter uma ideia muito mais exata de quanto vai precisar para construir a sua clínica de sonho, e o que vai precisar para adaptar os seus objetivos de acordo com a sua capacidade financeira. Mais importante do que entender que terá de realizar um investimento financeiro, é compreender a importância do investimento e comprometimento pessoal e profissional.
cheery 2024