CONCESSIONÁRIA DE AUTOMÓVEIS
Como abrir uma concessionária de automóveis
(Primeiros passos)
Para abrir uma concessionária automóvel na sua cidade e alcançar um salário mensal satisfatório, é necessário decidir se vai trabalhar com veículos seminovos ou diretamente de fábrica e procurar um espaço com cerca de 1.000m². O investimento mínimo necessário gira em torno de USD$42 mil dólares, mas pode ultrapassar a casa dos milhões. Conscientes das variações que marcam o início neste mercado tão competitivo, apresentamos abaixo algumas informações que o ajudarão a iniciar da melhor forma possível. Antes de abrir uma concessionária, é importante conhecer o cenário do mercado a nível nacional e local.
Apesar de a produção de automóveis ter sido afetada pela crise sanitária global dos últimos dois anos, as projeções futuras são positivas, visto que diversos setores econômicos estão se reerguendo e retomando números positivos e crescentes. Estima-se que a estabilização deste negócio ocorra no primeiro semestre de 2022, o que torna a abertura deste tipo de empreendimento uma aposta sólida para o final de 2021.
Elaborar um plano de ação
O plano de negócios para uma concessionária de veículos deve começar antes mesmo da inauguração. Isso permite ao empresário prever problemas e ter rotas de fuga e soluções para contornar diversos obstáculos que possam surgir no futuro. Esse planeamento deve ser dividido, no mínimo, em três segmentos:
- Operacional;
- Financeiro;
- Legislativo.
O operacional englobará toda a parte de infraestrutura, escolha de fornecedores, localização, fachada e marketing; O financeiro reunirá todos os custos diretos e indiretos envolvidos na implementação, abertura e manutenção inicial do negócio; Por fim, o legislativo abordará a documentação necessária para regularizar-se nos órgãos municipais, estaduais e federais, além da elaboração de contratos e transações com o Departamento Estadual de Trânsito e o Conselho Nacional de Trânsito.
Legalizar o empreendimento
Estar em conformidade com todos os órgãos fiscalizadores é um dever do empresário que pretende vender carros. Para o auxiliar nesse processo, apresentamos abaixo uma lista com a documentação que precisará providenciar para atuar dentro da lei.
- Consulta da viabilidade do nome da empresa na Junta Comercial;
- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Número de Identificação do Registo de Empresas;
- Inscrição Municipal;
- Inscrição Estadual;
- Alvará de funcionamento;
- Registo e regularização na Receita Federal;
- Regularização na Junta Comercial para emissão de Nota Fiscal;
- Licença para vender carros (para mais informações, consulte o Departamento de Veículos Motorizados);
- Seguro de responsabilidade civil;
- Seguro de garantia do veículo;
- Autorização especial (para condutores transitarem sem placa por determinado período);
- Registo de veículos por despachantes cadastrados.
Definir um local para se instalar
Ao escolher um local para atuar, é preciso estudar os concorrentes diretos, verificar o espaço deles e entender os serviços oferecidos aos clientes. Além disso, é interessante que o local tenha um ponto próximo de transporte público para atender aos clientes que querem comprar um veículo mas não possuem nenhum, e que tenha acessibilidade para carros para os clientes que pretendem trocar de veículo. Caso fique em avenidas e ruas principais, é importante ter uma fachada grande com letras chamativas e os principais carros na vitrine. Se o ambiente for mais escondido, ao invés de investir na infraestrutura externa, é interessante focar em uma maior divulgação.
Estruturar a concessionária
A estrutura do espaço dependerá se vai abrir uma concessionária Chevrolet, uma concessionária Fiat ou de qualquer outro fabricante, pois cada marca possui um padrão a ser seguido. No entanto, de uma forma geral, é preciso ter as seguintes estruturas:
- Pátio para exposição dos veículos (incluindo vitrine para visualização da área externa);
- Showroom de vendas;
- Espaço para reparo de veículos danificados;
- Escritório;
- Casa de banho.
Contratar mão de obra qualificada
De nada adianta ter um espaço bem estruturado e chamativo se a abordagem dos seus profissionais for inadequada. Os dois maiores desafios para quem atua no comércio são atrair clientes e concluir as vendas. Investir numa boa divulgação, vitrine e fachada é importante, mas a única preocupação deve ser com a contratação dos vendedores de carros. Eles têm como obrigação fazer a prospecção de clientes, análise de concorrentes, estudo das necessidades do mercado e persuasão. Por isso, faça um processo seletivo bem específico e avalie habilidades como conhecimento em automóveis, pontualidade, simpatia e capacidade de encantar o cliente. Embora a contratação de bons funcionários possa impactar nos custos iniciais da concessionária, isso também influenciará no valor das vendas.
Fazer parceria com bons fornecedores
Pode-se focar na compra de veículos usados ou novos para revenda. A venda de seminovos está em alta e é possível negociar com pessoas físicas ou jurídicas. A ideia é ter um especialista para avaliar as condições de cada veículo e determinar o seu valor de mercado. A negociação com fábricas é um pouco diferenciada; primeiro é necessário entender as exigências de cada marca e os benefícios disponibilizados aos parceiros, para determinar o melhor caminho.
Avaliar a possibilidade de abrir uma franquia
Ao decidir abrir uma concessionária Toyota, BMW e de algumas outras marcas, o empreendedor tem a possibilidade de optar por um modelo de franquia. A grande vantagem desse investimento é ter todo o suporte direto da fábrica e toda a infraestrutura predefinida, além de ter preferência em relação a concorrentes que não possuem vínculo com o fabricante. Reserve um tempo e avalie se essa possibilidade é mais compatível com os seus objetivos.
Saiba a média de lucros deste tipo de empreendimento
O lucro de uma concessionária de carros varia muito de acordo com a marca que é comercializada. Enquanto a margem de lucro na Chevrolet é de USD$422mil, na Volkswagen chega a USD$844mil. Os fabricantes de marcas premium, como a LandRover, chegam ao dobro de margem de lucro e ticket médio é 3 a 4 vezes maior.
Comece a montar o seu negócio!
Agora que você já sabe como montar uma concessionária de carros, basta ter controle financeiro e começar a estruturar o seu espaço. Desejamos muito sucesso neste mercado tão amplo.
cheery 2024