FÁBRICA DE FRALDAS
Como montar uma fábrica de fraldas
(Primeiros passos)
Apresentamos um manual completo que serve para mostrar como montar uma fábrica de fraldas do zero e começar a ganhar dinheiro.
Este é um produto com muito potencial e se o seu interesse é investir nele, entenda como ele funciona e o que é necessário para começar a trabalhar.
Aproveite estas dicas e comece a colocá-las em prática o quanto antes, para tornar o seu negócio rentável e com progressão gradual.
1 – Entenda o mercado
Sabia que os bebés de dois a quatro meses costumam usar cerca de seis fraldas por dia? Esse é um dado da Pampers e só mostra o quanto os pais precisam de investir nesse tipo de produto.
Se falarmos nas fraldas geriátricas, a realidade é semelhante. Temos uma população muito envelhecida e, por isso, a procura deste tipo de produto aumentou muito também.
Por ser um produto descartável, o preço pesa muito na escolha do consumidor, que está sempre à procura de economia e conforto ao mesmo tempo.
2 – Organize-se
Sabendo do fluxo emergente do mercado de fraldas, que está em constante crescimento, é hora de pensar: em que público eu quero focar o meu negócio? Tenho condições para actuar nos dois sectores? Qual é o objetivo deste projeto?
Ter estes pontos bem definidos vai permitir-lhe aproveitar o máximo do seu recurso financeiro. Será possível criar uma estratégia passo a passo do que precisa ser feito.
O próximo passo, após elaborar o seu plano de negócio, que responda às questões acima, é procurar fornecedores de matéria prima, fabricantes de máquinas, elaborar a sua marca, a embalagem e tudo o que for necessário para começar sua produção e venda.
3 – Legalização
Mesmo que o seu intuito seja começar a trabalhar em casa e sozinho, é importante legalizar a sua empresa. Registe a sua actividade e obtenha o seu INPC.
Por outro lado, se o seu objetivo for montar algo mais estruturado, com mais de um funcionário, é preciso abrir uma Microempresa ou outra categoria. Aconselhamos que contrate um gabinete de contabilidade ou um Técnico Oficial de Contas (TOC) que cuide do processo de legalização, garantido que nenhum detalhe legal ficará esquecido, evitando possíveis erros e prejuízos.
4 – O que é exigido na produção pelo Ministério da Saúde
Além de pensar na parte de legalização e abertura do seu negócio, é preciso ter atenção às exigências do Governo sobre ele. Como se trata de um produto de higiene corporal, que será utilizado, principalmente, por crianças, o cuidado precisa ser redobrado.
Consulte a legislação do seu país, para saber quais as exigências específicas de cada um. No geral, estes são os pontos a considerar:
-
Produtos absorventes higiênicos descartáveis estão estão sujeitos ao regime de vigilância sanitária;
-
Os rótulos das embalagens devem indicar a seguinte expressão: “DISPENSADO DE REGISTO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE”;
-
As matérias-primas deverão ser de natureza atóxica e devem passar por alguns testes de confirmação (ensaios de irritação cutânea primária, irritação cutânea cumulativa e sensibilização);
-
Os rótulos deverão indicar a marca do produto, o nome do estabelecimento produtor e o nome do responsável técnico;
-
A armazenagem deve ser feita em local seco e limpo, livre de insetos e roedores.
5 – Localização
Para começar, a localização é o menos importante. Na verdade, você pode trabalhar da sua casa com o seu equipamento.
Caso a sua intenção seja começar de uma forma um pouco maior, o ideal é procurar um local que seja de fácil acesso para os seus fornecedores e próximo do centro da cidade, e deve caber dentro do seu orçamento.
Também é importante que tenha uma infraestrutura básica e segurança.
6 – Estrutura
Na hora de montar sua fábrica de fraldas a estrutura acaba por ser algo relativo. Como referimos no ponto anterior, é possível começar na sua casa, de forma simples mas bem organizada.
Independente do local, é importante dividir a área pelos seguintes espaços:
-
Depósito de matéria prima;
-
Área de produção onde ficará a máquina;
-
Depósito de fraldas prontas;
-
Sanitário e copa (se possível);
-
Área administrativa e comercial.
Para manter uma boa produtividade e boas condições de trabalho é importante ter especial atenção à ventilação do local e à luminosidade. Estes dois aspectos influenciam completamente o ambiente para produção.
– Organização é fundamental!
Trabalhar em casa não é desculpa para ter uma fábrica desorganizada. A organização no seu negócio é fundamental. Então, mantenha tudo bem guardado, utilize estantes ou prateleiras para as fraldas prontas e a matéria prima e deixe sempre tudo bem limpo.
Isso não só vai ajudar na mobilidade e numa forma de trabalhar mais eficiente, como também vai criar um ambiente mais harmonioso para o trabalho.
7 – Onde comprar e qual o preço de uma máquina de fraldas?
O preço de uma máquina de fazer fraldas vai variar de acordo com o modelo, a sua capacidade e até com a marca.
Segundo um artigo da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, uma máquina de fazer fraldas manual custa em média USD$280 e consegue produzir 300 fraldas por hora. Já o modelo automático, custa cerca de USD$470, mas produz cerca de 800 fraldas por hora.
Esta é uma estimativa de valor do equipamento novo, mas pode optar por comprar um usado ou semi-novo no mercado livre e conseguir preços até 30% abaixo do valor indicado. Mas certifique-se que a máquina está em boas condições.
Lugares para comprar a sua máquina
Não é possível montar uma fábrica de fraldas sem esse equipamento e nem sempre é fácil encontrá-lo. Fizemos uma pesquisa e encontrámos alguns fabricantes que podem atender a sua necessidade.
Entre em contato com cada um deles para ter mais informações e só feche com o que te der as melhores condições.
Apresentamos dois dos fabricantes mais conhecidos onde pode comprar a sua máquina de fraldas descartável:
– Compacta Print
-
Site: https://compactaprint.com.br/
-
Telefone: (11) 3188-7000
-
Endereço: São Paulo, Brasil
– NISO
-
Site: https://http://pt.nisomachinery.com/
-
Telefone: (0086) 15060959606
-
E-mail: admin@ycmachine.com.cn
-
Endereço: Quanzhou, China
8 – Onde comprar material para fazer fraldas descartáveis?
Para abrir sua fábrica também precisa de conseguir uma parceria saudável com os fornecedores de matéria prima. Basicamente vai precisar de:
-
Manta
-
Plástico
-
Tecido filtrante
-
Elásticos
-
Cola
Como são materiais simples, é possível que algumas lojas de embalagens ou até retrosarias e outras lojas de costura e têxteis que tenham esses produtos para venda em grandes quantidades.
Caso não encontre, pode pesquisar também na internet. Fiz uma breve pesquisa e encontrei algumas empresas que trabalham com esses produtos e vendem para várias regiões do Brasil.
Entre em contato para ter mais informações antes de fazer a compra:
– BabyLady
-
Site: http://babylady.com.br/
-
Telefones: (11) 2043-6000 | 2046-2188
-
WhatsApp: (11) 99720-7122
-
E-mail: atendimento@babylady.com.br
-
Endereço: São Paulo, Brasil
– Ada Fios, S.A.
-
Site: https://adafios.pt/
-
Telefones: (+351) 255 870 237
-
E-mail: geral@adafios.pt
-
Endereço: Santo Tirso, Portugal
9 – Qual o lucro das fraldas descartáveis?
Segundo a reportagem do Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o custo da produção de uma fralda descartável é de USD$0,032 (incluindo matéria prima e energia). Isso significa que mesmo que venda pelo dobro do valor, que seria USD$0,60, ainda teria um preço muito abaixo das marcas famosas!
Suponhamos que vende cada fralda a USD$0,68, nesse caso o lucro da fralda descartável será de USD$0,04. Então, se vender 25 mil unidades num mês, o seu lucro será de USD$1000 dólares!
Como concluímos antes, este mercado é bastante favorável e o uso de fraldas descartáveis para bebés tem um fluxo muito intenso. Pode alcançar óptimos lucros com uma boa estratégia e um bom produto.
10 – Elabore uma boa estratégia de venda
Certamente já percebeu que a venda de fraldas descartáveis é lucrativa. Permite-lhe ter uma excelente faturação, no entanto, tome atenção ao facto de, apesar de ser um produto fácil de produzir, precisar de persistência e de uma boa estratégia para vender este produto.
Tome especial atenção a isso quando elaborar o seu plano de ação. Não adianta abrir uma fábrica de fraldas se não pensar na forma de venda.
Seguem algumas opções que você pode usar:
-
Vender de porta em porta: Sim! A venda de porta em porta funciona muito! Organize as regiões que onde quer trabalhar e defina os dias e horários – nunca vá nem cedo e nem tarde demais.
-
Vender para estabelecimentos que vendem: Mercadinhos, padarias, mercearias e até algumas lojas de roupas para bebês podem ser seus clientes. Para eles é preciso vender por um preço mais baixo, mas você ganha pela quantidade.
-
Montar a loja da sua fábrica: Pode vender os seus produtos no local, podendo atender tanto a retalho como em atacado.
-
Vender online: Não precisa sequer de um site para isso. Comece apor fazer anúncios em sites como OLX e o marketplace do facebook..
11 – Investimento inicial para abrir sua fábrica de fraldas
O investimento para montar uma fábrica de fraldas vai variar de acordo com o seu negócio. Como referimos, é possível começar em casa, comprando só a sua máquina e as matérias primas – o que não vai custar nem USD$1800 dólares.
Por outro lado, se o seu objetivo for ter algo mais estruturado e com maior capacidade de produção, possivelmente esse investimento será de pelo menos USD$7000 dólares.
Para montar uma loja de fraldas, no entanto, você vai precisar de cerca de USD$550.
O ideal é que faça um bom planeamento logo de início. Através da elaboração do plano de negócio, vai adquirir uma noção muito mais real de quanto será necessário investir para transformar o seu negócio em realidade.
12 – Invista na qualidade do seu produto
Qualquer pai quer que o seu filho esteja confortável e que não tenha problemas de saúde. Por isso, além de seguir a regulamentação e de trabalhar com matéria prima de qualidade, que não cause alergias, tente ir além!
Analise o conforto que vai causar à criança e/ou adulto, tenha em atenção a questão da segurança do xixi, para evitar que transborde, e avalie também a mobilidade.
Não adianta ter a fralda mais barata do mercado, ela precisa atender às necessidades do seu consumidor. Então pense nesse contexto, invista na qualidade do que vai oferecer no mercado e pense um pouco fora da caixa.
O que você pode agregar ao seu produto que vai chamar a atenção das pessoas? Seja criativo, torne o seu produto único!
Comece já!
Cheery 2024