LOJA DE ÓCULOS
Como abrir uma loja de óculos
(Primeiros passos)
Está prestes a conhecer os primeiros passos para abrir uma loja de óculos de sucesso. Por mais que tenha ideias brilhantes, não chegam para abrir um negócio. É preciso informar-se sobre o que é preciso fazer, como fazer e quando fazer. O conhecimento sobre o negócio é fundamental para o sucesso! . A partir do momento que for absorvendo todo o conhecimento e começar a colocá-lo em prática, os seus resultados vão começar a aparecer. Claro que nem sempre é fácil e simples, mas com disposição e força de vontade chegará lá.
Abrir uma loja de óculos é um bom negócio?
O setor da saúde é um dos que têm maior potencial no mercado atual. Isto porque a saúde e o bem-estar cada vez são mais uma prioridade para todas as pessoas. Existe também um fator que fez com que este mercado tenha vindo a crescer consideravelmente: o utilização constante de aparelhos com tela luminosa, como é o caso do computador, telemóvel, televisão, e.t.c. O uso constante destes aparelhos afeta bastante a nossa visão e nunca antes se viu tantas pessoas a precisar de usar óculos, incluindo as crianças. Este fator tem vindo a acelerar um aumento significativo da procura e por isso, mesmo que já existam grandes marcas no mercado, ainda tem a possibilidade de entrar no mercado e ganhar a sua parte. Para isso terá de aprender sobre o negócio, estudar as suas estratégias e planear muito bem todos os seus passos. Tendo esse cuidado vai certamente chegar longe!
Escolha o tipo de loja e estrutura
Se ainda não estudou nada a respeito deste negócio, acreditamos que não saiba que existem dois tipos de ótica diferentes:
Loja de óculos básica: É uma loja que fabrica lentes num laboratório próprio ou por meio de terceirização e comercializa óculos para ver e óculos solares;
Loja ótica na sua plenitude: Esta loja, para além dos serviços que uma loja de óculos básica oferece, também providencia atendimento médico e oferece a possibilidade de realizar exames optométricos.
Defina o seu público-alvo
Talvez não tenha parado para perceber que apesar de se tratar de um negócio direcionado para quem precisa de um óculos, é possível segmentar o seu público ainda mais. A verdade é que, independente do tipo de loja que vai abrir, é possível escolher um público alvo para focar todo o seu trabalho e conseguir estabelecer-se no mercado de uma forma ainda mais rápida.
Por exemplo:
Loja de óculos popular: Pode optar por trabalhar com marcas com preços acessíveis e com uma quantidade maior de produtos. Neste caso também é válido trabalhar com parcelamento dos produtos;
Loja de óculos de grandes marcas: Pode por outro lado optar por trabalhar com um público de poder aquisitivo maior, que tem interesse em adquirir óculos de grandes marcas do mercado e que estão dispostos a pagar por isso.
Para tomar esta importante decisão terá que analisar o seu mercado local e ver o que pode ter maior potencial e render maior lucro.
Realize um planeamento estratégico
Após tomar algumas decisões como estas, vai precisar de colocar tudo no papel. Faça o seu plano de negócios. O importante mesmo é que consiga colocar no papel todos os pontos-chave sobre a sua futura loja. O tipo de loja que vai montar, o público alvo, a estrutura que deseja ter, onde se pretende instalar, a sua capacidade de investimento, e.t.c. Só tendo em conta todos estes fatores é que vai conseguir planear melhor quais serão os seus próximos passos, quais serão as suas estratégias e tudo o resto do seu negócio. Isso vai dar mais segurança ao seu trabalho e ajudará a ter uma base sólida.
Fornecedores
Se optar pela aquisição de óculos por meio de fornecedores, terá de ter muita atenção na escolha dos mesmos! Vai precisar de trabalhar com empresas e profissionais de confiança que entreguem produtos de qualidade, uma vez que estamos a falar da saúde dos seus clientes. Terá também de se preocupar com o tipo de óculos de sol que pretende comercializar no seu espaço. Até porque óculos sem as devidas proteções podem causar problemas graves na visão dos seus clientes. Então certifique-se que compra stock a fornecedores que têm bom histórico no mercado, têm preocupação com a qualidade e licença para atuar neste ramo de atividade.
Escolha bem a sua equipa de trabalho
Existe outro ponto que pode marcar o sucesso do seu negócio: A sua equipa! Precisa de montar uma equipa de profissionais qualificados que estejam prontos a dar o seu melhor para a sua loja e para o cliente. É imprescindível que os vendedores consigam compreender as receitas e ofereçam exatamente o que os médicos prescreveram. Sem falar que se optar por fabricar as lentes oculares no seu próprio laboratório, vai precisar de um técnico especializado para o trabalho. Irá também precisar de outros profissionais para que o seu negócio funcione corretamente, nomeadamente: um especialista em ótica oftálmica e um especialista em optometria habilitados para tal.
cheery 2024