loader
  • +351 912 585 161
  • +86 139 2611 9920

SALÃO DE FESTAS

  • Home
  • SALÃO DE FESTAS

SALÃO DE FESTAS

Como abrir um salão de festas

(Primeiros passos)

Para abrir um salão de festas, é necessário ter um espaço de pelo menos 250 m² para acomodar de 100 a 150 pessoas. O investimento inicial varia consideravelmente, dependendo do tamanho do espaço e se este já está pronto ou se precisa ser construído do zero. Para um imóvel pronto, o investimento ficará entre USD$4 mil e USD$8 mil dólares, enquanto que para construir o salão de festas, será necessário investir mais de USD$25 mil dólares. Este é um negócio que requer poucos itens para iniciar, uma vez que a principal necessidade é um espaço adequado e bem organizado. No entanto, ainda existem detalhes cruciais para alcançar o sucesso e obter lucro real com o seu próprio espaço para eventos. Portanto, se ainda não sabe como abrir um salão de festas e percebeu que este modelo de negócio é uma boa oportunidade de investimento, recomendo que continue connosco. Confira todas as dicas passo a passo para iniciar o seu salão de festas.

Localização

A principal preocupação neste início ficará por conta do espaço para montagem do salão, o qual deve ser amplo, de acordo com os seus objetivos. Como o foco é o aluguer do espaço para festas na sua área de residência ou mesmo para atender uma vasta quantidade de pessoas em toda a cidade, esse espaço precisa ser amplo e atender às necessidades de cada tipo de evento.

  • Será necessário ter um salão amplo onde as pessoas possam se acomodar;
  • Um palco (que não precisa ser alto);
  • Uma cozinha ou um espaço onde possa ser preparado e armazenado alimentos e bebidas;
  • Duas casas de banho grandes;
    Preferencialmente, todo esse espaço deve ser coberto.

O objetivo desse espaço não é realizar grandes eventos como shows ou apresentações de grande porte, mas sim festas comuns, como festas de casamento, aniversário, formatura, reuniões e outros. Quanto à localização, o ideal é que seja numa área de fácil acesso, podendo ser próximo ao centro da cidade, numa rua segura e evitando locais muito afastados da cidade, já que o foco aqui são eventos comuns do dia a dia. Não podemos esquecer de um fator importante que é o estacionamento. Portanto, verifique se existe estacionamento fácil nesse local ou se há possibilidade de estacionar na própria rua, pois isso poderá ser determinante para o sucesso do seu salão de festas.

Estrutura e Organização

Após encontrar o local ideal, caso ainda não tenha um terreno ou espaço próprio, poderá alugar ou comprar para iniciar a organização interna visando o aluguer para festas na sua cidade. Dessa forma, é ideal investir numa boa pintura, decoração interna, iluminação de qualidade, equipamentos de ventilação e plantas (caso tenha um espaço apropriado para isso). Não se esqueça de melhorar sempre as instalações elétricas e sanitárias do local, assim como vários outros detalhes.

Obtenha o alvará para o salão de festas

Para obter o alvará de funcionamento, você deverá procurar a câmara municipal e solicitar essa licença. Também será necessário ter o alvará do corpo de bombeiros para que o salão possa funcionar. Tudo isso será solicitado no momento de legalização do seu negócio. Existem várias opções que o seu negócio poderá se encaixar, mas acredito que o mais utilizado é o de casas de festas e eventos. Procure um contabilista de sua inteira confiança para começar a planejar a legalização do seu espaço para aluguer. Além das licenças para funcionamento expedidas pelos órgãos que já citei, precisará obter o seu CNPJ e passar por todos os processos de abertura da empresa.

Encontre formas de faturar mais neste ramo

Quem decide abrir um salão de festas, muitas vezes, quer ter uma renda maior com este tipo de empreendimento, e hoje em dia dá para diversificar ainda mais e conseguir ganhar dinheiro nesse mesmo segmento. Ofereça outros itens para aluguel, além do espaço, como mesas e cadeiras, equipamentos de som, louças para festas e até mesmo serviços de restauração. Isso permite um serviço diversificado para melhor atender todas as pessoas que estão à procura de um local para realizar uma festa.

Investimento

Não é possível montar um salão de festas sem aplicar uma quantia inicial, mesmo que seja um investimento pequeno. O custo principal será a compra do espaço onde irá funcionar o salão de festas. Caso você queira alugar esse espaço, o investimento inicial será muito menor. Fora isso, investirá na reforma e decoração, compra de alguns itens para o local, legalização desse novo negócio e outros gastos básicos.

cheery 2024

    Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das nossas atualizações.